Bem Vindo!

Escola Bíblica Dominical
Venha aprender com o Mestre Jesus!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

PALESTRANTES DA 6ª CONFERÊNCIA DE EBD DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM ICOARACI/PA

Já estão confirmados 02 palestrantes para nossa 6ª Conferência, que será realizada nos dias 12, 13 e 14 de junho, são eles o Pr. Marcos Tuler, Pedagogo, Bacharel em Teologia, Pós-graduado em Docência Superior, Psicopedagogia (cursando) Chefe do Setor de Educação Cristã da CPAD, comentarista das lições de Adolescentes e Juvenis da CPAD, Autor dos seguintes livros: Manual do Professor de Escola Dominical, Recursos Didáticos para Escola Dominical, Dicionário de Educação Cristã, Ensino Participativo na Escola Dominical e Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã.

E ainda, a Profª. Lucélia Cavalcante, Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Coordenadora Pedagógica do Campus da UFPA em Marabá.

Pré-conferências serão realizadas nas áreas em maio

Segue os preparativos para a nossa 6ª Conferência de EBD da Igreja em Icoaraci. No último dia 20 de março, em reunião com os Coordenadores de Área da EBD, foi definido que no mês de maio, os Coordenadores das Áreas irão realizar Pré-conferências nos pólos (grupos de áreas), abordando temas específicos na área do ensino cristão, veja a programação:

DATA (maio) PÓLO LOCAL DO EVENTO
01 e 02 03 (áreas: 05, 06 e 12) Templo Monte Gerizim
08 e 09 01 (áreas: Central, 01, 04, 17 e 18) Templo Vale de Josafá
14 e 15 04 (áreas: 07, 08, 09, 10, e 13) Templo Monte Horebe
15 e 16 05 (áreas: 11, 14, e 15) Templo Vitória em Cristo

Na reunião foi definido ainda que, estaremos em campanha de oração em prol da 6ª Conferência da EBD, portanto todas as EBD's do Campo deverão estar em oração, pedindo ao Senhor que abençoe a organização e a realização deste evento, para Glória de Deus.

Inicia no próximo dia 05 o 2º Trimestre da Escola Dominical

Tema: I Coríntios -Os Problemas da Igreja e suas Soluções

O que devemos saber inicialmente sobre a igreja coríntia? Neste começo de trimestre, vale a pena ressaltar alguns aspectos sobre a igreja coríntia para que possamos fazer um estudo proveitoso. I e II Coríntios são cartas respostas a diversos assuntos, com reco-mendações e ordenanças apostólicas, e cada tópico questionado e respondido começa com a expressão "e quanto a" (no grego, peri dei), o que facilita a compreensão geral do texto.

Em relação ao contexto, a congregação coríntia era, como depreende, uma igreja fervorosa, mas a Bíblia deixa claro que esse grupo não era tão espiritual. A idéia de uma igreja espiritual costuma ser associada com a imagem de uma instituição que possua a prática da diversidade dos dons espirituais. Entretanto, o fervor não pode ser entendido apenas com a quantidade de dons manifestos em uma congregação, pois uma pessoa que não possua dons espirituais pode ter uma comunhão fervorosa com Deus e ser dinâmica nos trabalhos congregacionais. A ausência de espiritualidade por parte dos crentes coríntios não foi refletida na variedade dos dons, mas no excesso de orgulho, que os fazia ser presunçosos, divisionistas e rebeldes. Alguns de seus membros achavam-se superiores aos outros porque eram partidários de um grande líder da igreja. Outros achavam-se mais importantes por absterem-se de relações sexuais no casamento, e outros achavam-se mais espirituais por não comerem a carne que era vendida no mercado. Havia entre eles até mesmo pessoas que negavam a ressurreição. Estas cartas de Paulo são um tanto enérgicas, pois aqueles crentes precisavam de respostas às diversas questões e entender que a prática dos dons espirituais devia estar acompanhada de uma espiritualidade sincera e coerente com a humildade cristã. Somos advertidos também que, no tocante aos dons espirituais, Paulo não desmotiva a igreja a que os utilize, mas que os busque e utilize com sabedoria e moderação. E uma igreja que possua, em nossos dias, os dons espirituais, não deve ser considerada uma igreja problemática (como pensam alguns), pois hoje temos o exemplo descrito nas Sagradas Escrituras de que é possível existir uma igreja abundante na utilização dos dons espirituais e ser cheia de espiritualidade e amor.
É digno de nota que esta igreja, apesar de seus problemas, existia em um local altamente secularizado e urbano, chamado por Donald S. Metz de "a fossa do mundo". Corinto possuía um teatro com capacidade para 18 mil pessoas sentadas e atraía "negociantes, vagabundos, caçadores de dotes, e os que buscavam prazer... A gentalha do mundo estava lá...canalhas que achavam a vida desconfortável em suas próprias cidades se dirigiam a Corinto. O porto agitado era notoriamente mais imoral do que qualquer outro do império romano...". Foi em um ambiente como esse que Deus plantou sua igreja e modificou diversas pessoas.
Fonte: Artigo extraído da Revista Ensinador Cristão n° 38 (Alenxandre Coelho, pg 36)

Grandes eventos na área do ensino movimentam a Assembléia de Deus em Icoaraci/PA

O ano de 2009 começa bastante movimentado na área do ensino na Assembléia de Deus em Icoaraci. Os departamentos da igreja estão se empenhando para que o Povo de Deus seja edificado e capacitado "para toda boa obra". São vários eventos programados para o mês de abril.

2º CONGRESSO INFANTIL DE MISSÕES
O Departamento Infantil vai realizar nos dias 03 e 04 de abril o 2º Congresso Infantil de Missões e terá como preletora oficial a missionária Joanes Bentes, vinda de Santa Catarina, que tem um vasto currículo no trabalho com crianças.
O evento contará com participação das crianças de todo o campo de Icoaraci, que estarão reunidas no Ibirapuera.
A preletora ministrará ainda uma palestra voltada para líderes do departamento infantil e professores das classes infantis da EBD.

CICLO DE PALESTRAS
Entre os dias 09 e 12 de abril acontecerá o Ciclo de Palestras com temas voltados para a família, o evento terá como palestrantes o casal Ev. Morgan e Lia Ossanes, vindo do Rio Grande do Sul, tendo a seguinte programação.


Seminário para Adolescentes.
Começará dia 09 de Abril (Quinta-feira) às 19h00, e continuará no dia 10 de Abril às 14h00.

Seminário para Casais
Será dividido por grupo de áreas o primeiro grupo composto pelas áreas 01, 02, 03, 04, 05, 12, 16, que terão as palestras no dia 10 de Abril, a 1ª das 08h00 às 12h00, e a 2ª palestra será das 19h00 às 21h30.
O segundo grupo de áreas é composto das áreas 07, 08, 09, 10, 11, 13, 14, 15, 17 e 18, com participação no dia 11, sendo que a 1ª palestra será das 08h00 às 12h00, e a 2ª será das 19h00 às 21h30.

Seminário para Jovens
Terá início dia 11 de Abril (Sábado) às 14h00, tendo continuidade no dia 12 de Abril às 14h00.
Importante: O CEMINI, que está organizando o evento, informa ainda que todas as palestras acontecerão no Templo Central.

SEMINÁRIO SOBRE O TABERNÁCULO

E ainda no mês de abril, nos dias 16, 17 e 18, a direção do Núcleo da EETAD promoverá um Seminário de Estudo sobre o Tabernáculo, tendo também como ministrante o Ev. Morgan. O evento será realizado no Templo Central, e está voltado principalmente para Obreiros, Coordenadores e Professores de EBD, alunos do Núcleo da EETAD e todos que quiserem participar, informações pelo telefone 8414-4899, falar com Pb. Waldenor Furtado.

Assembléia de Deus em Icoaraci realiza eventos de capacitação para EBD


A Assembléia de Deus em Icoaraci/PA, através do seu Departamento de Escola Bí-blica Dominical realizou duas importantes capacitações, a primeira foi a Capacitação para coordenadores e secretários da EBD, realizada no dia 24 de fevereiro, onde foram abordados alguns temas sobre organi-zação de uma secretaria e preenchimento de relatórios.











Tivemos ainda, nos dias 06 e 08 de março a realização do 2° Seminário de Reflexão Teológica, sob o tema "A Trindade Revelada", que teve como palestrantes o Dc. Carlos Azevedo, o Pb. Waldenor Furtado e o Pr. Jairo Paiva. O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, que lotaram o Templo Central.