Bem Vindo!

Escola Bíblica Dominical
Venha aprender com o Mestre Jesus!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Inicia no próximo dia 05 o 2º Trimestre da Escola Dominical

Tema: I Coríntios -Os Problemas da Igreja e suas Soluções

O que devemos saber inicialmente sobre a igreja coríntia? Neste começo de trimestre, vale a pena ressaltar alguns aspectos sobre a igreja coríntia para que possamos fazer um estudo proveitoso. I e II Coríntios são cartas respostas a diversos assuntos, com reco-mendações e ordenanças apostólicas, e cada tópico questionado e respondido começa com a expressão "e quanto a" (no grego, peri dei), o que facilita a compreensão geral do texto.

Em relação ao contexto, a congregação coríntia era, como depreende, uma igreja fervorosa, mas a Bíblia deixa claro que esse grupo não era tão espiritual. A idéia de uma igreja espiritual costuma ser associada com a imagem de uma instituição que possua a prática da diversidade dos dons espirituais. Entretanto, o fervor não pode ser entendido apenas com a quantidade de dons manifestos em uma congregação, pois uma pessoa que não possua dons espirituais pode ter uma comunhão fervorosa com Deus e ser dinâmica nos trabalhos congregacionais. A ausência de espiritualidade por parte dos crentes coríntios não foi refletida na variedade dos dons, mas no excesso de orgulho, que os fazia ser presunçosos, divisionistas e rebeldes. Alguns de seus membros achavam-se superiores aos outros porque eram partidários de um grande líder da igreja. Outros achavam-se mais importantes por absterem-se de relações sexuais no casamento, e outros achavam-se mais espirituais por não comerem a carne que era vendida no mercado. Havia entre eles até mesmo pessoas que negavam a ressurreição. Estas cartas de Paulo são um tanto enérgicas, pois aqueles crentes precisavam de respostas às diversas questões e entender que a prática dos dons espirituais devia estar acompanhada de uma espiritualidade sincera e coerente com a humildade cristã. Somos advertidos também que, no tocante aos dons espirituais, Paulo não desmotiva a igreja a que os utilize, mas que os busque e utilize com sabedoria e moderação. E uma igreja que possua, em nossos dias, os dons espirituais, não deve ser considerada uma igreja problemática (como pensam alguns), pois hoje temos o exemplo descrito nas Sagradas Escrituras de que é possível existir uma igreja abundante na utilização dos dons espirituais e ser cheia de espiritualidade e amor.
É digno de nota que esta igreja, apesar de seus problemas, existia em um local altamente secularizado e urbano, chamado por Donald S. Metz de "a fossa do mundo". Corinto possuía um teatro com capacidade para 18 mil pessoas sentadas e atraía "negociantes, vagabundos, caçadores de dotes, e os que buscavam prazer... A gentalha do mundo estava lá...canalhas que achavam a vida desconfortável em suas próprias cidades se dirigiam a Corinto. O porto agitado era notoriamente mais imoral do que qualquer outro do império romano...". Foi em um ambiente como esse que Deus plantou sua igreja e modificou diversas pessoas.
Fonte: Artigo extraído da Revista Ensinador Cristão n° 38 (Alenxandre Coelho, pg 36)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião